Escrevi recentemente sobre as teorias que fundamentam a redação de “jornal individual”, de que um dia, todos teremos nosso próprio jornal. Esse dia chegou, segundo os teóricos Negroponte – Being Digital (1995), e o conceito do “Daily Me” (“o meu jornal diário”), e seu antecessor, Marshall McLuhan em Understanding Media (1964), onde formula a famosa ideia: “The medium is the message.”
Pois bem, o Prof. Dr. Laércio Elias Pereira – www.cev.org.br – contesta estas teorias, afirmando ser Fredric Litto, da Escola do Futuro, da USP, quem primeiro se referiu a esse assunto, ainda na década de 1980.
Nicholas Negroponte, fundador do MIT Media Lab, popularizou a ideia do “Daily Me” nos anos 1990, especialmente em artigos da Wired (início dos anos 1990) e no livro Being Digital (1995). A formulação central era: “No futuro, os jornais não serão iguais para todos; cada pessoa terá seu próprio jornal, montado sob medida.” Essa ideia corresponde claramente à noção contemporânea de feeds personalizados, algoritmos de recomendação e curadoria individual de informação. Portanto, atribuir o “Daily Me” a Negroponte nos anos 1990 é correto.
Marshall McLuhan morreu em 1980, portanto não há aporte teórico original dele em 1994. O que ocorre é o seguinte: ele desenvolveu, entre as décadas de 1950–1970, conceitos como “the medium is the message”, retribalização, aldeia global, meios como extensões do sistema nervoso. Em especial, ele já falava de mídia eletrônica criando experiências individualizadas e ambientes informacionais personalizados, ainda que não com computação digital em rede, pois ela não existia da forma atual. Em 1994, houve releituras, reedições e apropriações do pensamento de McLuhan, especialmente no contexto da internet nascente (ex.: Wired, MIT Media Lab, teóricos da cibercultura). Logo, o correto é dizer: Negroponte reformula em termos digitais uma intuição mcluhaniana muito anterior. Mas não que McLuhan tenha formulado algo “em 1994”.
Ante a pergunta: Fredric Michael Litto falava disso nos anos 1980? A resposta é: Sim, isso é plausível e documentável — com uma nuance importante. Os dados históricos indicam que ele já discutia, desde os anos 1980, temas como ensino mediado por tecnologia, aprendizagem não padronizada, ruptura com o modelo massivo e uniforme da escola e da mídia. A Escola do Futuro da USP nasce conceitualmente a partir de experiências de Litto no exterior nos anos 1980, e se institucionaliza no fim da década (1987–1989). Fontes históricas confirmam que ele incorporava McLuhan, Toffler, Illich, Papert, falava de aprendizagem individualizada, autodirigida e mediada por tecnologia, antecipava a convergência entre mídia, computação e educação. O que não aparece nos registros é a expressão literal “cada pessoa terá seu próprio jornal/revista” ou um modelo computacional explícito como o de Negroponte. Ou seja, Litto antecipava a lógica pedagógica e comunicacional, não o artefato técnico específico.
Então… quem foi “o primeiro”? Litto não foi “o primeiro” em sentido absoluto porque McLuhan, décadas antes, já havia desmontado a lógica da mídia de massa e previsto ambientes informacionais personalizados. Outros pensadores (Illich, Enzensberger, Toffler) também anteciparam a dissolução da audiência homogênea.
Mas Litto foi um dos primeiros no Brasil a formular isso de modo consistente. Especialmente antes da internet comercial, antes do discurso popular do Vale do Silício, aplicando essas ideias à educação e à política pública. Nesse sentido, a afirmação atribuída a Laércio Elias Pereira é substancialmente correta se entendida como: Litto já falava, nos anos 1980, de princípios que mais tarde seriam explicitados por Negroponte como o “Daily Me”
RESUMO AVALIATIVO (BEM DIRETO)
Afirmação Avaliação
Negroponte falou do “Daily Me” nos anos 1990 ✅ Correta
Negroponte se apoia em McLuhan ✅ Correta
McLuhan fez esse aporte em 1994 ❌ Incorreta (McLuhan morreu em 1980)
Litto já discutia essas ideias nos anos 1980 ✅ Correta
Litto foi o primeiro a formular o “Daily Me” ❌ Não literalmente
Litto foi um precursor no Brasil da lógica que sustenta o “Daily Me” ✅ Correta
Ao se buscar textos e palestras específicas de Fredric Michael Litto nos anos 1980 encontramos uma limitação metodológica importante (explicitada): grande parte da produção de Litto dos anos 1980 não está totalmente digitalizada. O que existe de forma acessível hoje são registros institucionais, artigos posteriores que referem explicitamente àquele período, relatos históricos consistentes sobre suas atividades entre 1985e1989. Ainda assim, conseguimos identificar três conjuntos documentais sólidos.
Textos e registros institucionais (1987–1989) – Escola do Futuro da USP – origem conceitual: Em 1987, Litto esteve como pesquisador visitante em Stanford, onde teve contato direto com o ambiente do Vale do Silício, e pesquisas em ciências cognitivas e tecnologias educacionais. Os resultados dessa experiência deram origem conceitual à Escola do Futuro da USP. [canal.cecierj.edu.br]. Isso é importante porque Stanford, nesse período, já articulava computação pessoal, redes, aprendizagem individualizada, deslocamento da lógica da mídia de massa. Essa etapa antecede o “Daily Me” de Negroponte.
Criação do laboratório (1989) – Em 1989, Litto funda formalmente, na ECA-USP, o laboratório que depois se tornaria o Núcleo Escola do Futuro, voltado a aplicações educacionais das novas tecnologias, superação do modelo uniforme de ensino, uso de mídia interativa em vez de mídia de massa. [futuro.usp.br]. Aqui já está explícita a ruptura com a lógica do “mesmo conteúdo para todos”, ainda que o vocabulário não fosse o de algoritmos ou feeds.
Formulação conceitual posterior que remete aos anos 1980 – No artigo “A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo”, Litto descreve retrospectivamente o projeto e reafirma que desde sua origem a escola não deveria ser um canal de transmissão uniforme onde a tecnologia permitiria percursos individuais de aprendizagem, em oposição à mídia massiva. [academia.edu]. Embora o texto seja posterior, ele documenta explicitamente as ideias que já orientavam o projeto na década de 1980.
Comparação literal: McLuhan × Litto × Negroponte
Aqui é onde normalmente surgem confusões. Vamos às formulações reais, com cuidado terminológico.
Marshall McLuhan (1950s–1970s) – McLuhan não falou de jornais personalizados digitais, mas formulou o fundamento teórico: “The medium is the message.” E, mais importante para este debate: os meios eletrônicos criariam ambientes perceptivos individualizados, a audiência massiva seria dissolvida pela eletricidade e pela interatividade. Essas ideias aparecem em obras como Understanding Media (1964). Não há texto de McLuhan em 1994; ele morreu em 1980 (isso é um erro recorrente em citações secundárias). Negroponte reconhece explicitamente McLuhan como influência (ver abaixo).
Fredric Michael Litto (anos 1980) – O que Litto faz — e isso é crucial — é: aplicar McLuhan à educação antes da internet comercial, antes do discurso popular do MIT Media Lab. Nos registros históricos da Escola do Futuro, Litto defende aprendizagem mediada por tecnologia, abandono da padronização, caminhos individuais no acesso à informação e ao conhecimento. [canal.cecierj.edu.br], [futuro.usp.br]. Ele não usa a metáfora do “seu próprio jornal”, mas já opera com a mesma ruptura epistemológica: o fim da distribuição massiva uniforme.
Nicholas Negroponte (início dos anos 1990) – Negroponte formula de modo claro e literal o conceito do “Daily Me”: “In the future, a newspaper won’t be a mass medium. It will be a personal one — my Daily Me.” Essa formulação aparece: em textos da Wired e no livro Being Digital (1995). Ele próprio afirma que sua visão deriva da tradição mcluhaniana, mas agora viabilizada pela computação e por agentes digitais.
Aqui está a novidade: o artefato técnico concreto.
Comparação sintética
Autor O que formula Nível
McLuhan Fim da audiência de massa; meios como ambientes Teórico
Litto Educação e mídia não uniformes; trajetórias individuais Aplicação educacional
Negroponte Artefato digital: “seu próprio jornal” Implementação técnica
Genealogia conceitual: McLuhan → Educação → MIT Media Lab
McLuhan → matriz teórica – Desmonta a lógica da transmissão; introduz a ideia de mídia como ambiente; Antecipação da personalização sem tecnologia digital
Educação (Litto, Papert, Illich) – Seymour Papert (MIT): construcionismo; Ivan Illich: desescolarização; Fredric Litto: educação mediada por tecnologias interativas no Brasil
Litto funciona como ponte entre: teoria da mídia, práticas educacionais, políticas públicas [canal.cecierj.edu.br], [bv.fapesp.br]
MIT Media Lab → Negroponte – Computação pessoal; Interfaces; Agentes inteligentes; Mídia personalizada. O “Daily Me” sintetiza tecnicamente uma intuição que: McLuhan formulou teoricamente; Litto aplicou educacionalmente; Negroponte materializou como sistema informacional
Conclusão rigorosa – Litto não foi o primeiro no mundo a falar da ideia em termos abstratos (McLuhan vem antes). Litto foi um dos primeiros, no Brasil a articular essa lógica antes da internet, aplicá-la à educação, e antecipar o colapso do modelo massivo
A afirmação atribuída a Laércio Elias Pereira é conceitualmente correta, desde que não seja entendida como prioridade literal da metáfora do “jornal”.
Por outro lado, a cibercultura francesa (Pierre Lévy) é o contraponto mais interessante ao eixo McLuhan → Litto → MIT Media Lab, porque ela parte do mesmo diagnóstico da crise da mídia de massa, mas segue uma direção filosófica distinta. Lévy não parte do “eu informacional”
Diferentemente de Negroponte, Pierre Lévy não organiza sua teoria em torno do indivíduo isolado. Nos livros: As Tecnologias da Inteligência (1990), A Inteligência Coletiva (1994/1998), Cibercultura (1997/1999), Lévy afirma que o núcleo da transformação digital é a emergência de processos cognitivos distribuídos e coletivos, mediados pelo ciberespaço. [scielo.br], [cafecomsoc…ologia.com]. Ou seja: O problema não é: “como personalizar o jornal”, mas sim: como o conhecimento passa a ser produzido, validado e compartilhado.
Conceitos chave da cibercultura francesa – Segundo Lévy, o ciberespaço se organiza a partir de três princípios: Interconexão, Comunidades virtuais, Inteligência coletiva [cafecomsoc…ologia.com]. Ele define Inteligência coletiva não como soma de inteligências individuais, mas como coordenação em tempo real de competências distribuídas. [scielo.br]. Isso contrasta diretamente com o “Daily Me”, que personaliza, filtra e segmenta, não resolve, por si só, a produção coletiva de sentido.
Comparação direta das genealogias
Eixo anglo americano (McLuhan → Litto → Negroponte)
Autor Ênfase
McLuhan Meio como ambiente perceptivo
Litto Aprendizagem não uniforme; mediação tecnológica
Negroponte Personalização informacional (“Daily Me”)
Resultado: O indivíduo torna se o centro do sistema. A técnica serve à customização
Eixo francês (McLuhan → Lévy)
Autor Ênfase
McLuhan Meio como ecologia cultural
Lévy Cognição distribuída; laço social
Cibercultura Produção coletiva do conhecimento
Resultado: O coletivo cognitivo é o centro; A técnica não determina, mas condiciona práticas culturais. [revistas.pucsp.br]
Educação: Litto x Lévy – Aqui surge o ponto mais interessante para sua pergunta original.
Fredric Litto – Aplica McLuhan à educação. Questiona o modelo homogêneo de ensino. Trabalha com percursos individuais de aprendizagem
Pierre Lévy – Reconfigura a educação como: navegação hipertextual; aprendizagem em rede; construção coletiva de saberes.
Lévy afirma explicitamente que a técnica condiciona, mas não determina os modos de aprender. [revistas.pucsp.br]. Enquanto Litto antecipa a personalização, Lévy enfatiza a cooperação epistemológica.
Onde o “Daily Me” entra (ou não) para Lévy: Lévy não rejeita a personalização, mas considera insuficiente se não estiver articulada ao coletivo. Em termos lévyanos: “Daily Me” = camada funcional. Inteligência coletiva = camada civilizatória. Por isso, a cibercultura francesa tende a ser menos entusiasta de algoritmos de recomendação, e mais crítica do risco de fragmentação simbólica
Conclusão comparativa (afirmativa e precisa) – Ambas as genealogias são mcluhanianas. Ambas rejeitam a mídia de massa uniforme. Mas:
Negroponte pergunta: como personalizar a informação?
Lévy pergunta: como a humanidade pensa junto no ciberespaço?
Fredric Litto ocupa uma posição intermediária: Antecede Negroponte no plano educacional; Aproxima se de Lévy ao rejeitar o modelo massivo, mas não desenvolve uma teoria forte do coletivo cognitivo.
Em termos históricos: o “Daily Me” é a solução técnica anglo-americana; a cibercultura francesa é a resposta antropológica.
Leopoldo Gil Dulcio Vaz é membro da Academia Ludovicense de Letras, ocupando a cadeira 21, tendo como Patrono Manuel Fran Pacheco.




